quinta-feira, 5 de maio de 2011

Brasiliense!


Há poucas semanas Brasília fez 51 anos. Muitos acreditam que pela pouca idade, Brasília ainda não tem uma cultura, costumes próprios como outras cidades, estados brasileiros. Eu discordo concordando dessa afirmação. Explico: Eu realmente acho que Brasília não tem uma cultura própria, mas sim que sua cultura é um “mix” da cultura dos quatro cantos do país, afinal, somos a capital, temos que ter um poquinho de cada parte do país que representamos! 




Li um texto um dia desses que me fez rir e ao mesmo tempo me deixou feliz. Feliz porque vi que minha cidade, minha linda cidade tem sim coisas só dela e rir porque eu nunca tinha parado pra pensar nisso. Olha só:
  • Você se sente confortável com a umidade do ar entorno de 10%. 
  • Ao dirigir, você fica meio paranóico com os limites de velocidades 60, 70 e 80 e mais um montão de pardal.
  • Você, de fato, pára o carro na faixa de pedestres. 
  • Você tem medo de jogar lixo pela janela do carro (multa ou educação?).
  • Ouve dizer “é bem pertinho” e pensa tranqüilamente em 50 km. 
  • Todo fim-de-semana tem churrasco (casa de um amigo, família, clube etc..) 
  • Você se sente à vontade com endereços em coordenadas cartesianas. 
  • Sabe que se for a um endereço na quadras 300, 100 e 200 irá a um apartamento bom; mas nas 400 terá que subir escadas e nas 700 vai ter de procurar vagas nas calçadas das casas. 
  • Você chama os pais de seus amigos de “tio” e “tia”. 
  • Você vê alguém fazer barbeiragem no trânsito e diz “Só pode ser goiano”
  • Acha que de mar o nosso céu não tem nada, e na primeira oportunidade dá uma escapada pra praia.
  • Odeia quando chegam os seus parentes querendo conhecer a torre e a esplanada...
  • Você reclama para o amigo: “Não tem nada para fazer nessa cidade..” Maaaaaaas fica indignado quando alguém de fora reclama que em Brasília não tem nada para fazer.
  • Sabe, perfeitamente, o que significa quando alguém diz “Eu moro no Lago”
  • Vê crianças loucas pra descer para brincar “debaixo do bloco” ou nas praçinhas das cidades satélites
  • Pelo menos cinco pessoas do seu circulo de amizade fazem Direito.
  • Fica irritado quando te perguntam se já viu o presidente. (Como se ele fosse nosso vizinho!) 
  • Você acha que casa com piscina é a coisa mais normal do mundo.
  • Você sabe que “Ir ao Gilberto” não quer dizer visitar alguém. 
  • Sabe que Samambaia não é uma planta ! _ Que Riacho não é nenhum corrégo. 
  • Quando diz “Vou ao Shopping” sabe-se que isso só pode siginificar ir ao Parkshopping, se não, diria “Vou ao Pátio” , “Vou ao Alameda” ou “Vou ao Taguá” etc….
  • Sabe que se for ao shopping Pier 21, não é pra fazer compras. 
  • Já passou um carnaval ou feriadão em Caldas Novas. 
  • Morre de rir, ou de raiva, nas vésperas de feriados, quando te dizem “o último que sair (da cidade) apaga a luz”. 
  • Sabe que pra ir à padaria você leva, pelo menos, 10 minutos pra se arrumar. 
  • Sabe que as 3 girias da cidade são: Véi, Tipo e Cara
Se você concordou com mais de 5 você é um brasiliense! Eu sou e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário