quarta-feira, 29 de junho de 2011

Macrobiótica

     macrobiótica é um regime alimentar e de vida. A sua designação deriva de macro, grande, e bio, vida. O estilo de vida macrobiótico preconiza a plena vida, implementando o velho aforismo alma sã em corpo são. O japonês George Ohsawa (1893-1966) é o principal responsável pela divulgação dessa cultura no ocidente. Considera esta arte/ciência que o alimento principal para os seres humanos são os cereais integrais, comidos crus, cozidos, assados, fritos, germinados, enfim, em inúmeras formas de preparo e apresentação. 
      Para esclarecer melhor a quem está acostumado com a visão científica desses assuntos, um tópico importante a ser destacado é que se dá muita atenção ao equilíbrio sódio-potássio na escolha e no preparo da alimentação. A proporção dos mesmos deve se aproximar, na alimentação, da proporção existente nas células do organismo humano. Isso não quer dizer que precisaremos de uma tabelinha analítica da ocorrência desses dois elementos nos diversos alimentos. A habilidade em discernir essas características vem com a prática, através da observação e meditação sobre os conceitos de Yin e Yang, principais colunas do pensamento dialético oriental.


madonna
           Madonna é um exemplo excepcional de uma mulher de 50 anos desportiva sem nenhuma gordura.

         Madonna é praticante da macrobiótica. Deste modo, as suas refeições incluem os seguintes elementos: uma sopa (indispensável), cereais integrais, leguminosas, legumes e peixe. Este último poderá ser o objecto de uma a três refeições por semana. As algas deverão consumidas em quantidades muito pequeninas sendo que não deve ser incluída em mais de uma refeição por dia. Relativamente ao consumo de carnes, cabe ao praticante macrobiótico saber se deseja ou não incluí-lo na sua dieta. Caso deseja incluí-lo, não deverá, no entanto, exceder três refeições de carne por mês, sendo que também deve preferir a carne vermelha à carne branca.
         Madonna aplica assim a teoria do yin e do yang à sua alimentação. Tem o cuidado de não consumir demasiados alimentos yin como os legumes crus, os frutos tropicais, nem demasiados alimentos yang como as carnes ou ainda o café. Consegue deste modo o equilíbrio graças aos cereais integrais, aos legumes, ao peixe branco e as algas.
  •           É impossível negar os bem-feitos deste regime quando vemos Madonna em palco! Porém, também devemos realçar o fato de que, quando não consegue manter-se fiel à sua dieta, não cede para devorar chocolate, mas sim para comer sementes de girassol!

fonte:http://www.emagrecer.tv/blog/2009/09/09/madonna-%E2%80%93-o-regime-macrobiotico/







Nenhum comentário:

Postar um comentário