sexta-feira, 1 de julho de 2011

Até onde vai a rivalidade no futebol?

         Pra você, qual é a maior rivalidade que há no mundo do futebol? Se você pensou Flamengo x Vasco ou Internacional x Grêmio, você não conhece a Turquia. Sim, a Turquia. Um país que participou de poucas Copas do Mundo, e, a primeira vista, não dá tanta importância para o esporte mais popular do Brasil.
         Lá, as divisões políticas refletem na rivalidade do futebol. Prova disso é a rivalidade entre Fenerbahce (lado asiático da Turquia) e o Galatasaray (parte européia) uma rivalidade que vai muito, muito além dos campos de futebol.

      Na região de Istambul, cidade sede dos dois times, a parte que acolhe o time do Fenerbahce, a rede de fast food Mc Donalds são nas cores amarelo e preto, pois o vermelho e amarelo (combinação original da marca) é exatamente a mesma combinação do maior rival, o Galatasaray.
       Bom, não acho legal e muito menos saudável uma rivalidade adquirir uma propoção dessas, principalmente  porque o futebol é um esporte que tem o objetivo de divertir, entreter, e não de gerar a violência.
      Mas o que eu acho interessante interessante desse caso é o Mc Donalds, que vem dos Estados Unidos, país imperialista desde sempre, estar vivendo essa experiencia ao contrário, ou seja, estar respeitando e se subjulgando a cultura alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário